"Sempre que desejo contar alguma coisa, não faço nada;
mas quando não desejo contar nada, faço poesia."
Manoel de Barros - Livro Sobre Nada

"O momento em que, hipoteticamente, você sente que está andando nu pela rua, expondo demais o coração, a alma e tudo o que existe lá dentro, mostrando demais de si mesmo. Esse é o momento em que, talvez, você esteja começando a acertar. "
Neil Gaiman - O Discurso "Faça Boa Arte"

"...eso es lo que siento yo en este instante fecundo..."
Violeta Parra - Volver a Los Diecisiete

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Liberdade e Coragem

Sua foto que vislumbrei
Por acaso
Hoje estampa
Minha manchete pessoal.

Está linda como sempre,
Brilhante como nunca,
E intensa.

O que me incomoda lá
Na foto
A ponto de anestesiar
Braços
Pernas,
Movimentos
E pensamentos
É o fundo-paisagem
Que te emoldura:

Claramente não está
Mais aqui.

Claramente, o anfiteatro
Que se abre atrás de você
Mostra que está solta
No mundo,
Livre.
Como sempre foi.

Claramente te perdi.

Liberdade...

Palavra que me assalta
Diariamente,
Que me bate na face,
Dizendo: "estou aqui, me pega!"

Palavra que me
É tão cara,
Em dois sentidos:

Cara por ser desejada,
Esperada,
Buscada.
Uma busca infrutífera,
Que esbarra em minha
Ferramentaria tão limitada.

A liberdade é cara para mim.

O preço a pagar é alto:
Não ter coragem para
Me libertar
Me custa a saúde,
Me custa a resistência
Pode me custar a vida.

Você, minha cara
Se libertou de mim.

E eu,
Ano e meio depois
Continuo preso a você,
"Por pensamentos e palavras
Atos e omissões,
Por minha culpa,
Minha tão grande culpa.
E peço aos anjos e santos(...)"
E à minha razão,
Neste anfiteatro
Que vislumbro,
Que me libertem
Da prisão
E da angústia
Que me governam.

Coragem e Liberdade.


.

2 comentários:

  1. Coragem... taí uma coisa que eu não conheço...

    Liberdade... taí minha eterna busca!

    Sou sua fã, você sabe... parabéns pelo blog!

    Abraço!

    ResponderExcluir